O agro brasileiro está inovando rápido o suficiente?
Por Leonardo Thielo de La Vega
18/09/2026 às 05:00
- Dê de presente
O Brasil construiu uma das agroindústrias mais competitivas do mundo. Em poucas décadas, nosso agro incorporou avanços em genética, nutrição, sanidade, automação, bem-estar animal e gestão que ajudaram a transformar o país em uma potência global na produção de alimentos. Mas uma nova variável começa a ganhar importância nessa equação: a velocidade. Não apenas a velocidade para desenvolver novas tecnologias, mas, principalmente, para incorporá-las às operações.
Durante muito tempo, os grandes saltos de produtividade do agro estiveram associados à capacidade de gerar e disseminar conhecimento. Pesquisa agropecuária, melhoramento genético, novas técnicas de manejo, mecanização e automação permitiram produzir mais, com maior eficiência e controle. À medida que as operações se tornaram mais complexas, os softwares de gestão passaram a integrar boa parte desses avanços.
Hoje, praticamente tudo gera dados. Granjas, frigoríficos, fábricas de ração, equipamentos, sistemas de qualidade e processos de rastreabilidade produzem informações que precisam ser organizadas, analisadas e transformadas em decisões. É justamente aí que surge um gargalo pouco visível.
Enquanto processos produtivos e tecnologias do agro avançam rapidamente, muitos dos sistemas responsáveis por gerenciá-los ainda dependem de ciclos relativamente lentos de evolução. Surge uma necessidade, solicita-se uma alteração, prepara-se um orçamento, aprova-se o investimento e entra-se em uma fila de desenvolvimento.
Durante décadas, esse modelo no agro foi perfeitamente justificável. Desenvolver software era caro, demorado e dependia de muitas horas de trabalho especializado. Cada nova funcionalidade representava efetivamente um novo projeto. A está mudando essa lógica.
Ferramentas de desenvolvimento assistidas por IA estão reduzindo o tempo e o custo necessários para criar, testar e incorporar novas funcionalidades. O que antes poderia exigir meses de desenvolvimento começa a ser realizado em períodos muito menores. Isso significa que não estamos apenas diante de uma nova tecnologia. Estamos diante de uma mudança na economia do desenvolvimento de software. E essa mudança interessa diretamente ao agro brasileiro.
Se o custo marginal de evoluir um sistema diminui e a velocidade de desenvolvimento aumenta, é natural questionar modelos construídos em uma realidade tecnológica anterior. Uma necessidade identificada por uma agroindústria pode ser também a necessidade de dezenas de outras. Nesse cenário, tratá-la sempre como um projeto isolado significa desperdiçar tempo, conhecimento e escala.
Outros setores já começam a enfrentar esse dilema. O MIT Sloan Management Review chama atenção para modelos capazes de combinar velocidade e personalização, conceito conhecido como high-speed bespoke. A ideia é especialmente relevante: customização e velocidade, que durante muito tempo pareceram objetivos conflitantes, começam a poder coexistir.
Para um agro que disputa mercados globais, isso não é uma questão secundária. Imagine uma empresa que identifica uma forma melhor de monitorar bem-estar animal, reduzir perdas industriais, melhorar a rastreabilidade ou antecipar desvios de produção.
Se a tecnologia necessária existe, mas sua incorporação aos sistemas leva meses, parte do valor dessa se perde no caminho. A velocidade entre identificar um problema e colocar sua solução em operação passa, portanto, a ser uma medida de competitividade.
Isso exige repensar também a relação entre agroindústrias e empresas de tecnologia. Os sistemas do futuro tendem a ser menos produtos estáticos, alterados por sucessivos projetos individuais, e mais plataformas em evolução permanente. Necessidades identificadas nas operações podem alimentar melhorias contínuas, que passam a fazer parte do próprio produto e, quando aplicáveis, beneficiam um conjunto maior de usuários.
Há uma oportunidade particularmente importante para o Brasil nesse movimento. Temos um agro sofisticado, operações de grande escala e problemas produtivos suficientemente complexos para impulsionar o desenvolvimento de tecnologia de classe mundial. A aproximação entre agroindústria e empresas brasileiras de tecnologia pode transformar necessidades locais em soluções capazes de competir globalmente.
Foi assim, em diferentes momentos, que o país construiu parte de sua liderança agropecuária: aproximando ciência, conhecimento e problemas concretos de produção. A transformação digital abre espaço para repetir essa lógica em uma nova fronteira. O desafio agora é fazer com que a infraestrutura digital acompanhe a velocidade das transformações que acontecem no campo e no chão de fábrica.
O Brasil já demonstrou que sabe transformar conhecimento em produtividade e produtividade em competitividade. Nas próximas décadas, porém, isso talvez não seja suficiente. Será preciso reduzir cada vez mais o intervalo entre uma boa ideia e sua aplicação prática. A próxima vantagem competitiva do agro brasileiro pode não estar apenas enquanto conseguimos inovar, mas em quão rápido conseguimos transformar inovação em resultado.
Leonardo Thielo de La Vega é médico-veterinário, pesquisador e CEO da F&S CAP.
Conteúdo editado por:
Encontrou algo errado na matéria?
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Principais Manchetes
Receba nossas notícias NO CELULAR